sábado, 23 de maio de 2009

Gravidez e Manchas


As alterações hormonais na gravidez aumentam a chance de surgirem manchas e acnes no rosto. As primeiras, porque as células responsáveis pela pigmentação da pele são mais estimuladas. O ideal é ficar longe do sol e usar filtros solares com fator de proteção 15, no mínimo. Quem trabalha na rua ou se expõe à luz fluorescente deve aumentar a proteção para 20.
Segundo a dermatologista Denise Steiner, cremes com vitamina C não interferem na gravidez e podem ser usados à noite, para ajudar a clarear a pele. 'Depois do desmame, é possível fazer um tratamento com ácido retinóico para melhorar as manchas', explica a dermatologista Lígia Kogos.

Na gravidez e na amamentação, o retinóico é proibido: passa pelo leite, causa malformação no feto e pode afetar o desenvolvimento do bebê.

Isso também vale para os peelings – descamações feitas com ácidos. 'Cheque com o médico os produtos que usava, pois até mesmo alguns vendidos em drogarias podem conter ácidos', alerta Denise Steiner. Para cuidar de possíveis acnes, a receita é lavar o rosto com sabonete à base de enxofre, fazer limpezas de pele (os cremes usados não contêm ácidos) e utilizar produtos indicados para peles oleosas, geralmente na forma de gel.

Plásticas e lifting envolvem os mesmos riscos de uma cirurgia e só devem ser feitos após o desmame. O mesmo é aconselhado para produtos que mexem com os músculos. 'Como ainda não temos conhecimento científico dos efeitos do botox e dos cremes que contêm DMAE, o melhor é não usá-los até parar de amamentar', explica a coordenadora do setor de Cosmiatria e Laser da Universidade Federal de São Paulo, Alessandra Haddad de Lima, grávida de sete meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário