sábado, 23 de maio de 2009

Drenagem Linfática


A drenagem linfática auxilia toda a circulação de retorno do organismo e a eliminação de toxinas e líquidos que se acumulam entre os tecidos. Por isso ela é uma aliada importante em casos de inchaços, edemas, má circulação, problemas no sistema linfático, casos pré e pós cirúrgicos e processos de emagrecimento.
O método de drenagem linfática manual foi desenvolvido em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder que trabalhava junto com sua esposa na Riviera Francesa.

Vodder observou que a maioria de seus pacientes sofria de constipação, retenção de líquidos e apresentavam os gânglios linfáticos alterados. Ele passou a tratar estes pacientes intuitivamente com massagens que estimulavam estes gânglios atingindo grandes êxitos com diversos pacientes.

Seu método foi desenvolvido e se tornou muito eficaz. Hoje em dia, a drenagem linfática manual é usada na estimulação da circulação linfática que ajuda o corpo a eliminar toxinas e na nutrição dos tecidos. A estagnação dos gânglios linfáticos pode causar dor. Embora todos os tipos de massagem estimulem a corrente linfática, a técnica de Vodder é focada na drenagem do excesso linfático.

Efeitos Positivos:
-Melhor oxigenação;
-Melhora a defesa e ação antiinflamatória
-Aumento do potencial reparador ;
-Dinamização de todos os processos catalisadores de uma boa cicatrização.
EDEMAS PERSISTENTES
Geralmente, quando ocorre lesão mais extensa, ou, em casos de infecção importante que venha a prejudicar a formação de novos vasos linfáticos, pode instalar-se um quadro de edema persistente.
A circulação sangüÍnea realiza um "circuito fechado". A circulação linfática de sua rede é imensa, constituída por "lagos" ou sinus no interior dos tecidos e dos órgãos, seguidos por vasos de diversos tamanhos , a rede linfática é duas vezes mais extensa que a rede sangüÍnea.
É uma circulação lenta. Perde velocidade com qualquer alteração nos tecidos que esmaguem os delicados vasos, como edemas, hematomas, contrações musculares, baixa pressão sangüÍnea e outras alterações.
É bastante ramificada ao nível de sua rede superficial, dérmica, que se interconecta com sua rede profunda, quanto ao nível de suas múltiplas conexões ganglionares.
A imunidade adquirida é conseqüência do tecido linfóide, localizado principalmente nos linfonodos, como também no baço, nas áreas submucosas do aparelho gastrintestinal, na medula óssea.
Devido à distribuição do tecido linfóide pelo corpo, os organismos invasores ou toxinas são identificados antes que passem a se espalhar muito pelo corpo.
Os linfonodos são estruturas imunologicamente ativas e estão organizadas em grupos no trajeto dos vasos linfáticos.
Quando a linfa passa pelos linfonodos, ela é filtrada de toda a substância estranha que fica "presa" no linfonodo.
A composição da linfa é bastante variável, pois ela vai coletando substância ao longo do seu trajeto pelo corpo.

INDICAÇÕES DA DRENAGEM LINFÁTICA :

A drenagem linfática manual é indicada nos seguintes casos:
-Linfedemas;
-Lipedemas;
-Fleboedemas;
-Edemas pós-operatórios e pós-traumáticos;
-Edemas cíclicos idiopáticos, pré-menstruais, intragestacionais e outros.
-Tratamento ou prevenção de diversos distúrbios, seqüelas ou patologias que envolvem as áreas de angiologia, oncologia, ortopedia e traumatologia, reumatologia, ginecologia e obstetrícia, pré e pós cirurgias, ortomolecular, stress, esporte, estética, dentre tantas outras.
-Pré e pós-cirurgia plástica;
-Tratamentos de revitalização facial;
-retenção de líquidos;
-celulite (hidrolipodistrofia);
-rejuvenescimento através da circulação – combate radicais livres;
-pré e pós operatório;
-má circulação sanguínea de retorno;
-musculatura tensa;
-tensão nervosa.

-velocidade do transporte da linfa;
-funcionamento do intestino;
-absorção de nutrientes pelo trato digestivo;
-problemas circulatórios em geral;
-a desintoxicação da musculatura (fadiga);
-a distribuição dos hormônios.

CONTRA-INDICAÇÕES DA DRENAGEM LINFÁTICA

A drenagem linfática manual é contra-indicada nos seguintes casos:

-Infecções agudas; insuficiência cardíaca descompensada; flebites; tromboses; tromboflebites; síndrome seno carotídeo; hipertensão; certos tipos de afecções da pele; câncer, asma brônquia e bronquite asmática; hipertiroidísmo; parte do corpo inchada, dolorida, avermelhada, sensação de mal-estar.

Fontes: Drenagem linfática: teoria e prática; Fisioterapia no edema linfático;Mesoterapia y celulites, Massagem de beard; Reeducação vascular nos edemas dos membros inferiores e Site WebMd -http://www.bemstarestetica.com.br/Drenagem_linfatica.htm

Um comentário: