sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Câncer de Pele - Previna-se!!!

Bom dia! Não precisa ser verão ou inverno, dia nublado ou chuvoso para se prevenir dos Raios UVA e UVB, que tanto mal fazem à nossa pele. Vamos nos prevenir do silencioso Câncer de Pele, que começa com uma  simples "feridinha" e não cicatriza. Se cuidem e não esqueçam do filtro solar, inclusive as crianças também (no mercado de cosméticos já existem marcas direcionadas às crianças). Ótimo dia a todas!

Câncer de Pele

Prevenir-se é muito fácil
Os tipos mais comuns de câncer de pele
São três os tipos mais frequentes. Eles se originam de diferentes células que compõem pele.
- Carcinoma Basocelular: originado das células da camada basal, é o mais frequente e com o menor potencial de malignidade. Seu crescimento é lento e muito raramente se dissemina à distância.
Pode se manifestar de várias maneiras, a da foto acima é apenas uma delas. Feridas que nao cicatrizam ou lesões que sangram com facilidade devido a pequenos traumatismos, como o roçar da toalha, podem ser um carcinoma basocelular.
- Carcinoma Espinocelular: originado das células da camada espinhosa, tem crescimento mais rápido e as lesões maiores podem enviar metástases à distância. Também conhecido como carcinoma epidermóide, é bem menos frequente que o basocelular.
foto

É comum acometer áreas de mucosa aparente, como a boca ou o lábio, cicatrizes de queimaduras antigas ou áreas que sofreram irradiação (raios X).
Pode ocorrer também a partir de ceratoses actínicas, que são lesões pré-cancerosas decorrentes da exposição prolongada e repetida da pele ao sol. 
- Melanoma: originado das células que produzem o pigmento da pele (melanócitos), é o câncer de pele mais perigoso. Frequentemente envia metástases para outros órgãos, sendo de extrema importância o diagnóstico precoce para a sua cura.
O melanoma pode surgir a partir da pele sadia ou a partir de "sinais" escuros (os nevos pigmentados) que se transformam. Apesar de ser mais frequente nas áreas da pele comumente expostas ao sol, o melanoma também pode ocorrer em áreas de pele não expostas. Pessoas que possuem sinais escuros na pele devem se proteger dos raios ultra violeta do sol, que podem estimular a sua transformação.
Por isso, qualquer alteração em sinais antigos, como: mudança da cor, aumento de tamanho, sangramento, coceira, inflamação, surgimento de áreas pigmentadas ao redor do sinal justifica uma consulta ao dermatologista para avaliação da lesão. Além disso, algumas características dos sinais podem recomendar o exame, portanto conheça o ABCD do melanoma:
  • Assimetria: formato irregular
  • Bordas irregulares: limites externos irregulares
  • Coloração variada (diferentes tonalidades de cor)
  • Diâmetro: maior que 6 milímetros
foto

A foto acima representa um melanoma em fase inicial (melanoma "in situ"), com todas as características acima descritas. Nesta fase, o melanoma ainda está restrito à camada mais superficial da pele, quando ainda não emite metástases para outros órgãos e pode ser curado pela retirada cirúrgica da lesão.
Como é feito o tratamento do câncer de pele?
O tratamento é cirúrgico na maioria das vezes ou através da destruição das lesões por radioterapia ou criocirurgia com nitrogênio líquido.
Quanto antes a lesão for retirada, maior a chance de se curar a doença e de se evitar a disseminação de células cancerosas para outros órgãos (metástases), muito rara nos casos de carcinoma basocelular mas muito frequente nos casos de melanomas não tratados. Por isso, se você tem uma lesão suspeita, procure um dermatologista.
Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima - Dermatologista

http://www.dermatologia.net/novo/base/cancer2.shtml

Prevenção
A Prevenção pode significar a diferença entre a gravidade das lesões pois apesar das altas taxas de incidência do câncer de pele os altos índices de cura ocorrem principalmente devido ao diagnóstico precoce.
Saiba como detectar precocemente os sinais mais comuns de câncer de pele:
  • Lesões que não cicatrizam sejam na pele ou mucosas
  • Mancha ou pinta, mesmo que de nascença que modifique de cor, tamanho, espessura ou bordos, ou apresentem coceira, dor, sangramento
  • Qualquer Verrugas e "espinhas" de pele, que sejam persistentes, aumentem de volume, cocem, doam ou sangrem com facilidade.
  • Manchas escuras (pintas) que se tornem mais pretas, bordos irregulares, elevadas, que sangrem com facilidade.
Dicas importantes na prevenção do câncer de pele e na fotoproteção:
  • Protetor solar não confere proteção absoluta contra a queimaduras ou Ca de pele.
  • Reduza seu tempo de exposição ao sol e evite exposição solar entre 10:00 e 15:00 h (não considerando o horário de verão).
  • Escolha um protetor solar com pelo menos FPS - 15 (fator de proteção solar). Com FPS - 15 a maioria das pessoas está protegida por 2 1/2 horas.
  • Aplique o protetor solar 30 minutos antes de se expor. É preciso tempo para que o filtro comece a agir.
  • Reaplique o protetor solar quando você permanecer mais de 2 horas ao sol ou quando o filtro for retirado por contato com a água, suor etc. Existem também produtos à prova d´água.
  • Para quem trabalho ao sol cubra-se: use calças, camisas de manga comprida, chapéu de aba larga e óculos escuros de boa qualidade com proteção ultravioleta (UV).
  • Cuidados especiais devem ser tomados em praias, montanhas, onde os raios solares são ricos em Raios Ultravioleta.
  • Proteja-se de superfícies refletoras como areia, neve, concreto e água, que fazem os Raios Ultravioleta atingir indiretamente a pele.
  • Ensine as crianças a protegerem-se do sol desde cedo. Mantenha as crianças menores protegidas do sol usando foto-protetores adequados e expondo-as em horários mais favoráveis.
  • Os danos solares ocorrem a cada exposição, tendo efeitos maléficos cumulativos.
  • Esteja atento a qualquer mudança na sua pele.
  • Mesmo nos dias nublados (mormaço), sob a água ou através do vidro nos carros com a janela fechada a radiação solar está presente.
  • Não esqueça de proteger as orelhas, lábios, pescoço, dorso das mãos e dos pés e onde o cabelo está rarefeito.
Sinais de alerta:
A comunidade médica mundial está alarmada com o crescimento da incidência de melanoma (câncer de pele com potencial letal), nos últimos anos. Estudos recentes revelam que a proteção ao sol na infância e adolescência reduz os riscos de câncer de pele. Devemos proteger as crianças desde cedo.
Todas as pessoas podem desenvolver câncer de pele, mas algumas têm este risco aumentado, porque:
  • trabalham ao ar livre
  • têm pele e/ou olhos claros
  • queimam-se facilmente com formação de bolhas
  • tem antecedentes de CA de pele na família
http://www.sbcd.org.br/pagina.php?id=16

4 comentários:

  1. Nossaaaa

    Adoreiiii esse postt demaisss mesmo!!!!

    Ameiii aquele ABCD.....

    minha vó teve câncer de pele... tento me cuidar ao máximo... primeiro p/ não envelhecer rápido e segundo pq saúde é tudoo né?!!

    Bjosss~***

    Nah =^.^=
    www.vaidadesutil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tê que post ótimo,um acorda menina e meninos!!!

    Puxa,preciso voltar e ler com mais calma...tanta coisa importante que as vezes passamos batido.
    Eu preciso tomar vergonha na cara e usar protetor,só uso na praia e piscina.

    Logo mais voltarei para ler tintim por tintim.

    Saudades amiga,logo mais irei no msn lhe caçar...olha,leozinho está bem melhor,graças a Deus!!!

    Se cuide e até...

    Beijinhos :)******
    www.saladamista2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa postagem, super informativa.
    me dá arrepios quando vejo as pessoas na praia esturricadas do sol... não imaginam como a pele envelhece com o sol , e os seus efeitos então!!!!uso protetor solar 50 e sou morena e tenho muito medo do sol,rsrsrsrsrs
    Bj
    http://www.noticiasdecascais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nah..s2..Zeh

    é isso ae, saúde é tudo! passo por esse problema em família tbm, infelizmente. obg q tenha gostado :), bjus

    Eloá

    se cuide sim, vc vai pra praia e sol quente d++, nao esqueça das crianças. fico feliz q Leozinho já tenha melhorado e fazendo bagunça ae, rsr. bjus

    HSS

    o sol ultimamente têm efeito estragos na pele, rsrs, qdo tomado de forma inadequada, mas por outro lado faz bem tomar uns 15 min de sol por dia em horários que eu particularmente recomendo, até 9 da manhã e depois das 5 da tarde.mas o melhor horário msm é pela manhã, sendo que a exposição ao sol desencadeia a produção de vitamina D na pele.A vitamina D (ou calciferol) é uma vitamina que promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar), essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, atua também, como recentemente descoberto, no sistema imune, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas.
    Bjão e se cuide!

    obg pelo carinho de vcs meninas! ;)

    ResponderExcluir