domingo, 22 de fevereiro de 2009

Estética Qualidade de Vida

Por definição da Organização Mundial da Saúde, OMS, saúde é o bem estar bio psíquico social do indivíduo. Isto demonstra que todos nós somos formados não somente pelo nosso corpo físico, mas por componentes de nossa vida psíquica e por fatores do meio em que nos relacionamos.Quando há a perda da integridade de um destes três elementos o que se tem é a perda da saúde ou instalação da doença. Isto é bem fácil de visualizar do ponto de vista biológico onde uma doença altera o bem estar do organismo causando perda de sua integridade e vai refletir sobre os outros dois componentes, o psíquico e o social. Quando há uma alteração dos componentes da vida psíquica do indivíduo isto reflete sobre o biológico e o social. O mesmo é valido para alterações da vida social. Isto ocorre, pois estes três elementos possuem relações diretas e interagem entre si.Tal fato, nos últimos anos, gerou muitos estudos que buscam avaliar o grau de influência de atuações no campo da Cirurgia Plástica Estética e Medicina Estética em relação ao impacto que podem causar no bem estar de uma pessoa. A origem destes estudos está também vinculada ao fato de questionarmos se uma forma terapêutica voltada exclusivamente a aspectos estéticos do individuo poderia, como as formas terapêuticas que atuam em um biológico alterado, resultar em SAÚDE, ou seja, se pela atuação no campo da estética seria possível conseguir o restabelecimento da saúde do paciente pelo reflexo que isto venha a ter sobre a esfera psíquica e social. A isto denominamos de Qualidade de Vida relacionado a cirurgia plástica e medicina estética.Estes estudos mostram que procedimentos dedicados a modificar a harmonia corporal, destinados a melhorar a estética corporal possuem um impacto muito grande sobre a qualidade de vida do paciente. Isto trouxe a medicina um novo conceito de que é possível atuar sobre o corpo (biológico) de um paciente, mesmo que este não tenha perdido a sua integridade, e desta forma conseguir modificar aspectos relacionados a vida psíquica e a vida social, e assim promover saúde.Tais fatos vieram confirmar que utilizar uma forma terapêutica com finalidade puramente estética é capaz de promover saúde nos pacientes, e que o efeito da atuação do bisturi pode estender-se além da harmonia corporal resultante e devolver ao indíviduo o seu bem estar, ou gerar meios para que este possa ser alcançado.Assim uma vida repleta de saúde envolve ter hábitos de vida adequados, a prática desportiva diária, uma alimentação corretamente balanceada, higiene e cuidados com a estética individual.Cirurgia plástica e medicina estética hoje se unem e passam a atuar sobre os pacientes através de formas terapêuticas variadas voltadas a estética restabelecendo no individuo a saúde perdida. Somam-se a isto o aprimoramento técnico, e a facilitação destas formas terapêuticas que se tornaram seguras e efetivas e a cada dia estão mais ao alcance de todos.

Dr. Iversen Ferrante Boscoli

2 comentários:

  1. Ola
    Sou o autor do artigo postado pelo BLOG
    Como norma de direitos autorais para que este tipo de procedimento seja realizado é preciso colocar uma refencia completa ao local e autor de onde foi adquirida a informação ou isto caracteriza apropriação indebita de propriedade intelectual.
    Assim solicito que seja colocado a referncia completa a fonte onde o texto foi retirado ou este seja removido do site uma vez que foi publicado sem minha previa autorização
    Atenciosamente
    Dr. Iversen Ferrante Boscoli

    ResponderExcluir
  2. Dr. Iversen F. Boscoli, boa tarde. Quando iniciei este blog, o meu desejo era e é de levar às pessoas informações sobre procedimentos feitos na Estética, como massagem, drenagem linfática, peelings diversos, dentre outros. Quando pensei num nome para este blog, tive o prazer de encontrar o seu artigo e aí resolvi postá-lo, porém como não atentei para o fato de o estar plagiando (minha intenção nunca foi esta), mesmo tendo colocado no final o seu nome, evidenciando assim quem o escreveu. Peço desculpas pelo ocorrido. Menciono aqui hoje o link :

    http://www.cirurgiaesteticareparadora.com.br/artigos_estetica_e_qualidade_de_vida.php

    Um abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir