domingo, 22 de fevereiro de 2009

Saiba mais sobre a Celulite (Lipodistrofia Ginóide)

Tipos de Lipodistrofia Ginóide
A LDG, “celulite”, apresenta-se com aspectos diferentes, porém possui sempre as mesmas causas, as mesmas transformações do tecido conjuntivo, os mesmos sinais e sintomas e as mesmas conseqüências.
Segundo sua forma e consistência a LDG pode ser:
a) Consistente (Dura)
b) Edematosa
c) Flácida
d) Mista Consistente (Dura) - É dura, distende a epiderme ao máximo, parece granulosa ao tato, adere-se aos planos mais profundos, não se modifica com as posições e não produz dor. Localiza-se normalmente na metade superior da coxa. Em alguns casos é encontrada na região cervical, associada à artrose, podendo ocasionar cefaléia, mostrando-se rebelde aos analgésicos comuns. Geralmente esta forma é encontrada em mulheres jovens não obesas e em bom estado físico. A manipulação destas superfícies nos dá a sensação de manipular grãos muito duros.

Edematosa - Apresenta consistência pastosa nos membros inferiores, é dolorosa ao tato e à apalpação profunda, sendo acompanhada por sintomas de insuficiência circulatória, tais como: edemas, varizes, telangectasias, alterações da coloração da pele, fragilidade capilar, sensação de peso, cãibras, formigamento. Dão uma imagem de simples inchaço tecidual, já que o diâmetro do tornozelo e da rótula equiparam-se. É encontrada em pessoas de qualquer idade e de qualquer peso.
Flácida - É um tecido que roda em baixo dos nossos dedos, que muda segundo a posição aonde a pele perdeu por completo sua capacidade de contenção. As fibras elásticas e colágenas estão extremamente lesadas, perdendo toda a sua capacidade de elasticidade e tonicidade. Não é dolorosa, está localizada na face anterior das coxas e braços, ocasionalmente associa-se com distrofia muscular e estrias. Encontram-se em mulheres com mais de 40 anos e geralmente naquelas que realizaram tratamentos intempestivos, ilógicos emagrecimentos rápidos, massagens fortes ou violentas.
Mista - É a forma mais comum da LDG, “celulite”. Geralmente encontra-se consistente nas coxas, associada a flácida, no abdome ou então uma consistente na coxa, lateralmente acompanhada de uma flácida na parte interna da coxa.
TRATAMENTOS DA LIPODISTROFIA GINÓIDE

Eletroterapia - A eletroterapia é utilizada como tratamento de apoio à massagem e ao tratamento cosmético. Utiliza-se de corrente farádica, galvânica e ultra-som.

Exercícios Físicos - Todos os esportes funcionam como complemento ao tratamento da LDG. A atividade a ser escolhida dependerá do perfil de cada cliente.

Outras Técnicas - As técnicas aqui relacionadas, estão ao alcance dos esteticistas. Para utilizá-las só há necessidade de mãos hábeis e treinamento adequado.
• Drenagem Linfática
• Massoterapia
• Shiatsu
• Eletroterapia

Tratamentos Cosméticos - Grandes aliados dos profissionais de estética. Para que o tratamento obtenha resultados eficientes, é importante que atue em três frentes de ação:

1. Dissolver os nódulos celulíticos;
2. Tratar os tecidos que envolvem os nódulos;
3. Reestruturar o tecido conjuntivo, promovendo elasticidade e firmeza.
A ficha de biometria e anamnese são fundamentais para avaliar o progresso do tratamento. O tratamento estético da “celulite” exige persistência e disciplina. A “celulite” não suporta tratamento vigoroso, portanto, promova movimentos precisos e lentos, massageie sempre no sentido da linfa para ajudar a eliminar as toxinas e o acúmulo de água. Os primeiros resultados aparecem por volta da 3ª ou 4ª semana. Previna sua cliente. O mercado de dermo-cosméticos dispõe atualmente de uma linha vasta de ativos para o tratamento da celulite. Com tecnologia avançada, os cosméticos atuam com eficiência, desbancando rotulações antigas, tais como paliativo ou coadjuvante, assumindo um grande papel na terapêutica.

• Agentes Microesfoliantes - têm por finalidade causar uma abrasão nos tecidos. Atuam por atrito, contêm substâncias abrasivas para remover células mortas e aumentar a permeabilidade cutânea. Ex: abricot, diatomáceas, polietileno, sílica, etc.

• Alfa Hidroxiácidos - têm por princípio causar a esfoliação da pele, promovendo o aumento da renovação celular.

• Termo-Redutores - promovem um aquecimento local, favorecendo a vasodilatação, melhorando a circulação da pele, auxiliando na redução das adiposidades. Ex: nicotinato de metila, cânfora.

• Ativos Vegetais - quando em associação apresentam propriedades adelgaçantes, descongestionantes, antiinflamatórias, além de ativar a microcirculação periférica. Ex: erva-mate (lipolitica).

• Bioprodutos Marinhos - atuam sobre a lipólise através dos estímulos do AMP cíclico e se opõem à formação de ácidos graxos insaturados, permitindo a reorganização dos lipídios das membranas celulares. Esses produtos são compostos por algas vermelhas (hidratantes), pardas (anticelulítico) e oligoelementos de origem marinha (melhoram a elasticidade da pele).

• Extratos Vegetais: Arnica Montana - adstringente, antiinflamatória, anti-séptica, cicatrizante, tonificante, ativadora da circulação. Castanha da Índia - vasoproteção e adstringência. Cavalinha - tonificante e adstringente. Centella Asiática - estimulante da biosíntese de colágeno, antiinflamatória, regeneradora. Fucus Vesiculosus - rico em iodo, inibe a fosfodiesterase e promove a lipólise. Ginkgo Biloba - anti-radicais livres, antiinflamatório, estimulante da microcirculação, vasoprotetora, bioestimulante. Erva Mate - estimulante, lipolítica, inibidora da fosfodiesterase. Meliloto - descongestionante, suavizante, calmante.

• Lipolíticos - são produtos adelgançantes. Têm por função causar a inibição da fosfodiesterase. Ex: Cafeína, aminofilina, algas marinhas, celulinol, silanóis. Veículos de transporte

• Lipossomas - são vesículas estáveis, constituídas totalmente por lipídios de origem vegetal, incluindo ácidos graxos essenciais.

• Nanosferas - são estruturas poliméricas inertes, capazes de armazenar em seu interior ou fixar na superfície ativos de natureza diversa. Liberam os princípios ativos neles contidos de modo gradativo, em velocidade linear, colocando-as à disposição do tecido cutâneo. Ideal para produtos indicados na manutenção do tratamento.

• Silícios Orgânicos - fazem parte da estrutura da elastina, do colágeno, das proteoglicanas e das glicoproteínas. As principais atividades destes silícios orgânicos são a hidratação intensiva, ação anti-radicais livres, regeneração cutânea e antiinflamatória. + Cafeína - ação lipolítica + Teofilina - ativa a lipólise, normaliza o AMP cíclico. + Álgisium C- regenerador e lipolítico.

• Complexos Complexo CL - poliexietilenoglicol e de amina. Possui alto poder de penetração cutânea, inibe o surgimento de edemas, elimina água das formações fibro gordurosas, é antiinflamatório.

. Complexo AD - mistura de extrato de hera, extrato de bílis e tensoativo especial. Fortalece as paredes capilares e ativa a drenagem de toxinas. Ajuda a emulsionar e dissolver os corpos gordurosos.

• Crioterapia (bandagem fria) – atua com base no princípio de que o corpo, ao sofrer um resfriamento, reage acelerando o metabolismo e ativando mecanismos para a produção de calor, consumindo, assim, a gordura da área resfriada. Ex: Mentol

• Drenantes – são princípios ativos que atuam nas substâncias veno e linfoativas, melhorando a circulação e eliminando, assim, as toxinas. Ex: Hera, Bétula, Arnica, Ginkgo biloba, Castanha da Índia.

• Reestruturação – princípios ativos que atuam na reestruturação dos tecidos. Ex: Centella asiática, Cavalinha, manganês, enzimas proteolíticas (bromelina, papaína).

• Aromaterapia - tratamento realizado através do uso e aplicação correta dos óleos essenciais obtidos das plantas.

• Flacidez – conseqüência natural após um emagrecimento, desequilíbrio entre a formação e a degradação de fibras elásticas, colágenas e outras estruturas. Ex: Proteínas, centella asiática, vitamina C, cavalinha.

• Ionização – processo eficaz na introdução de ativos, iontos, de uma forma mais profunda. Parte integrante da eletroterapia. Ex: thiomucase, colágeno, extrato de placenta.

BIBLIOGRAFIA
1. E. GUIRRO, R. GUIRRO; FISIOTERAPIA EM ESTÉTICA: Fundamentos recursos e patologias2. P.A. VIGLIOGLIA, J.RUBIN; COSMIATRIA II3. H. CIPORKIN, L.H.PASCHOAL; ATUALIZAÇÃO TERAPÊUTICA E FISIOPATOLOGIA DA LIPODISTROFIA GINÓIDE (Celulite); editora Santos, 1ª Edição, 19924. APOSTILA DE FISIOTERAPIA DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL E COSMETOLOGIA ESTÉTICA.5. CURSO DE QUALIFICAÇ ÃO PROFISSIONAL DE ESTETICISTA FACIAL - SENAC6. CENTRO DE ESTÉTICA DR.N.G.PAYOT (LINHA ANTICELULITE)7. TRATAMENTO DE CELULITE COM HYALOZIMA (Apsen)8. CELLITE E TERMOGRAFIA A CONTATTO (International Products & Services srl).
Site www.belezain.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário