quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CUIDADOS AO FAZER A BARBA


A maioria dos homens sofrem com pêlos encravados, a famosa Foliculite.
Um sofrimento que pode ser evitado com pequenos cuidados ao fazer a barba... coitados!!!
Então vamos entender como tudo começa!

Pelas barbas do profeta
Homens devem ter cuidado ao barbear-se para evitar o aparecimento da foliculite. Entenda o problema e saiba como preveni-lo


POR VICTOR FERREIRA
Cinco milhões é o número aproximado de pêlos que temos espalhados pelo corpo. Desse total, um milhão e meio ocupam cabeça e pescoço e na barba são 300 mil. Cada um desses anexos da epiderme está ligado a uma glândula sebácea. Por causa dessa conexão, o folículo por onde sai o pêlo recebe o nome de folículo pilossebáceo. E uma inflamação nesse sistema — conhecido como pêlo encravado — chama-se foliculite.

Na região da barba, a foliculite (ou sicose) pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos, mas a que mais acomete os homens é a pseudo-foliculite ou foliculite mecânica, causada por maus hábitos na hora do barbear.

O problema pode ser identificado pela vermelhidão no orifício do pêlo ou pela formação de pequenas pústulas (bolhas de pus). Indivíduos que fazem a barba diariamente são os que mais sofrem, pois utilizam o método de escanhoar — passar a lâmina no sentido inverso ao do crescimento do pêlo. Isso até parece bom em um primeiro momento, mas o processo faz com que o pêlo seja puxado para fora antes de ser cortado, ficando, então, abaixo da linha da pele.

Segundo oSegundo os especialistas, a NAVALHA ainda é a melhor opção para um barbeado de qualidade. “Pano quente no rosto e espuma por alguns minutos antes de passar a navalha no sentido de crescimento dos pêlos, como o mestre barbeiro sabe fazer: tudo isso evita a foliculite”, diz o tricologista Valcinir Bedin.


Além disso, quando se passa a lâmina no rosto, ‘arrasta-se’ queratina de um lado para o outro. Uma vez que o pêlo foi cortado abaixo da linha da pele e a queratina obstruiu os poros por onde ele deveria sair, o fio pode crescer por baixo da cútis provocando uma inflamação.

Já a foliculite causada por agentes externos, como bactérias, vírus e fungos, acontece quando, por alguma disfunção hormonal, estresse ou falta de higiene, a pele pára de produzir um antibiótico natural ácido, com pH em torno de cinco, chamado manto hidrolipídico. Essa mistura de sebo e suor é que mata as bactérias do rosto e, sem ela, há uma proliferação dos agentes causadores do problema.







Não há motivos para preocupações quando houver, eventualmente, a formação de uma pústula em um ponto qualquer da barba. Isso é normal e ocorre da mesma maneira que a acne na adolescência. No entanto, se tornar freqüente e em maior quantidade, vale procurar um especialista.

A inflamação causa dor, incômodo e, se não tratada, deixa cicatrizes por romper o tecido. Além da questão estética, foliculite mal curada pode acarretar uma septicemia chamada piodermite, infecção de pele capaz de levar a um quadro mais grave.

Tratando o problema

O ideal é recorrer a um dermatologista ou tricologista para combater a foliculite. Por ser uma inflamação, o problema deve ser tratado com antiinflamatórios e, eventualmente, se houver pus na área afetada, antibióticos. Existem no mercado cremes prontos com uma mistura de antibiótico e antiinflamatório, porém são remédios e não devem ser utilizados sem orientação médica.

A depilação a laser é outra opção de tratamento da foliculite de barba.

Esse método não possui nenhuma contra-indicação, entretanto acaba definitivamente, não só com a foliculite, mas também com a barba. “Se de repente a moda for usar barba, esse indivíduo ficará por fora“, brinca o tricologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, de São Paulo.

Se a inflamação ocorrer em cima de uma pinta do rosto, o caso pode inspirar mais cuidado. É que a pinta é um tumor benigno e tem maior atividade celular — por isso ali o pêlo cresce mais rápido. Muitas vezes ela não incomoda, mas qualquer problema nessa área, como um corte, uma espinha ou a foliculite, exige a intervenção de um especialista.



OS 10 MANDAMENTOS DO BARBEAR PERFEITO

1. O momento ideal para fazer a barba é durante o banho ou logo após. Além de dilatar os poros faz com que os pêlos estejam úmidos.

2. Deixe o creme ou gel de barbear durante três minutos no rosto antes de fazer a barba.

3. Use lâminas únicas e flutuantes.

4. Passe a lâmina sempre no sentido de crescimento do pêlo.

5. Se existir um quadro de foliculite, deixe a área afetada para ser barbeada por último. Se o problema for causado por bactéria, por exemplo, ela pode se espalhar para outros pontos.

6. Lave e enxugue bem a lâmina antes de guardá-la.

7. Utilize a lâmina por, no máximo, cinco vezes. A partir da sexta vez dificilmente o corte estará bom.

8. Não use álcool ou qualquer outra loção alcoólica no rosto após a barba. Isso resseca e desidrata a pele.

9. Utilize diariamente um produto hidratante no rosto. Creme para as peles ressecadas ou gel para as oleosas.

10. Evite utilizar barbeadores elétricos.

http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/38/artigo40200-2.asp

3 comentários:

  1. Tereza, excelente post, vou dizer ao meu marido para dá uma olhadela.
    Bj e obrigada!
    http://www.noticiasdecascais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Teeeee...que post maravilhoso,quanta informação para os homens que sofrem com esse problema.

    Já vou enviar o link para o meu irmão.

    Parabéns,o blog está show de bola!!!

    Beijinhos :)******

    www.saladamista2.blogspot.om

    ResponderExcluir
  3. HSS

    Boas tardes. Obg mais uma vez. Já queria há muitos dias fazer este post, acho importante eles ficarem com a pele bem cuidada e sem machucados, rss. afinal merecem ser acariciados , pois pois. Um bjão lindona!

    Eloá

    Lindona, obg pelo carinho e certamente melhorará a face do seu querido irmão. bjocas amiga, fiquem com Deus.

    ResponderExcluir