quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Colágeno?! Afinal para que serve e quais seus benefícios?


Colágeno?! Afinal para que serve e quais seus benefícios?

O colágeno é um tipo de proteína formada por aminoácidos que compõe aproximadamente 30% das proteínas do organismo humano.

Sua principal função é a sustentação da pele, pois é responsável por manter as células unidas, sendo o principal componente protéico da pele e também bastante relevante para as cartilagens e ossos.
A produção de colágeno é natural, se dá por uma seqüência de reações bioquímicas em nosso organismo, mais precisamente no interior das células. Não controlamos diretamente essa produção e se por qualquer motivo desequilibramos seus níveis, casamos prejuízos a saúde, por falta ou por excesso.

Independente de um possível desequilíbrio na produção do colágeno, já é sabido que na idade adulta, por volta dos 30 anos, essa produção diminui em média 1% a cada ano e a deficiência de colágeno começa a ser notada na elasticidade da pele, ao acordar, por exemplo. Outro sintoma são rugas que podem começar a aparecer e, além da pele, ossos e articulações mais fracos são sinais da baixa produção de colágeno.

Se aos 30 anos a reposição de colágeno através da ingestão de suplementos já parece necessária, imagine aos 50 anos, quando a redução da produção pode ser de até 65%, isso mesmo, passamos a produzir apenas 35% do colágeno que produzíamos até os 30 anos.
Pânico?  Nada disso, especialistas no assunto, dermatologistas, nutricionistas, médicos ortomoleculares e alguns ortopedistas já estão atentos e recomendam suplementos para a reposição do colágeno.
Suplementos de colágenos feitos a partir da cartilagem bovina  podem ser adquiridos em cápsulas ou em pó, encontrados em lojas de produtos naturais. Outra forma de reposição é a ingestão de gelatina que é feita a partir do colágeno e contém proteínas que, quando absorvidas e parcialmente digeridas auxiliam a manutenção da pele, dos ossos e articulações.

Seja qual for sua idade, fique de olho nos benefícios do colágeno

•    Prevenção de rugas, estrias e celulite
•    Combate a flacidez
•    Evita ou posterga fragilidade óssea;
•    Sustentação da pele (Enrijece)
•    Tônus muscular;
•    Fortalece as unhas e deixa os cabelos mais brilhosos
•    Auxilia como coadjuvantes em dietas de emagrecimento.
Agora, assim  como as atrizes Letícia Spiller, Sabrina Sato, Cláudia Ohana, você  também já sabe que sofrer de colagenose, falta de colágeno, não faz bem para saúde e nem para a sua beleza. O suplemento hoje faz parte da vida das celebridades e pode fazer da sua. O colágeno é barato, utilizado em cápsulas ou em pó (dissolvido em água)  não apresenta efeitos colaterais relevantes.

Fonte: Natural na Rede

3 comentários:

  1. Te cadê você? Eu vim aqui só pra lhe ver!!!

    Lindona é disso que eu preciso,foi esse que você tinha me falado? Tenho que ir na farmácia de manipulação comprar...vou ligar para uma e perguntar o preço.

    Agora gostei,dessa vez você voltou voltando mesmoooo,rs.

    Beijinhos :)******

    ResponderExcluir
  2. Socorro!!!! Tereza preciso de muito,mas muito colágeno mesmo, porque estou naquela faixa que perde até 65% ao ano, mas idade nunca foi problema, o importante é ser feliz,rsrsrsrsrs
    Bj, Bom fim de semana e com certeza vou providenciar a toma regular de gelatina.Na minha lista do supermercado já vai constar a gelatina.
    Obrigada pela dica!
    http://www.noticiasdecascais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Boa noite meninas! Me desculpem por não ter vindo ainda para agradecer o carinho de vcs,muito trabalho nesta semana e que se iniciou o ano.

    Eloá
    rsrs. voltei voltando, hauaaua, só vc msm. nao sei de darei conta de vir aqui todos os dias, mas com certeza virei, nem que for pra dar uma espiada. bjus e se cuide amiga.

    HSS
    lindona, espero que tenhas gostado dos posts (são 3). com certeza precisamos repor algo que perdemos ao longo da vida, nao envelhecermos é impossível, rsrs.existe no mercado colágeno hidrolisado puro e/ou com vitamina C , porém pergunte a um nutricionista,ou ao seu médico qual ele indica. obg pelo carinho, bjus

    Nathacha
    olá, já te add à minha lista de blogs e obg . venha quando puder, certamente trocaremos muitas idéias. um abraço!

    ResponderExcluir