sexta-feira, 5 de junho de 2009

Saber qual o seu tipo de pele é essencial




Manter a pele saudável e viçosa é fácil. Depende de uma alimentação equilibrada e de cuidados especiais. Saiba como manter a sua pele sempre bonita neste artigo.

Os bons cuidados com a pele requerem, antes de mais nada, um conhecimento aprofundado sobre qual o seu tipo (normal, oleosa, seca ou mista). Cada tipo necessita de um tratamento específico e o uso de produtos inadequados pode ocasionar vários problemas como o aparecimento de acne, por exemplo.
Outra atenção deve ser dada às condições de sua pele. A pele pode ser caracterizada como jovem ou madura. Ao contrário do que parece, isso não está ligado à idade cronológica, mas sim aos cuidados que foram dispensados.
Saber exatamente qual a sua pele faz com que os cuidados rendam muito mais efeitos benéficos.
Um ritual diário de cuidados também é essencial.
A limpeza remove as impurezas e células mortas da pele. A tonificação aprofunda a limpeza, ajudando a equilibrar o pH da pele. Já a hidratação é indispensável para nutrir e proteger a pele, mantendo a jovem e longe de linhas de expressão. Repetir essas etapas pela manhã e à noite ajudam a manter a saúde da sua pele.
Confira as dicas e veja qual é o tratamento que mais se encaixa para você:
PELES NORMAIS
Características: na pele normal, os poros quase não aparecem e a textura é lisa e aveludada, como a de uma criança.
Como cuidar: Para manter o equilíbrio das peles normais é necessário uma rotina de cuidados e produtos especiais. Adote como ritual diário limpar, tonificar e hidratar a pele. Esse tipo de pele também pode usar, semanalmente, um esfoliante para uma limpeza profunda.
Limpeza: dê preferência a produtos que não agridam a pele, como loções suaves e sabonetes líquidos.
Hidratação: a dica é escolher produtos em emulsão ou gel com vitaminas A, C e E e extrato de Aloe Vera. Não esqueça do filtro solar.
» Dica preciosa: Não utilize cremes pesados porque eles podem estimular a produção de gordura e desequilibrar a pele.
PELES MISTAS
Características: A pele mista é brilhante e oleosa na chamada região T (testa, nariz e queixo) oleosa e seca nas extremidades.
Como cuidar: É importante também adotar um ritual diário de limpeza, tonificação e hidratação. Utilize produtos específicos para cada área.
Limpeza: prefira loções suaves e sabonetes líquidos.
Hidratação: a dica é escolher produtos específicos para cada área do rosto: hidratantes para a pele oleosa para a região T e para pele normal ou seca nas outras. O uso de filtro solar diário também é importante.
» Dica preciosa: se usar algum tipo de adstringente, faça-o somente na região T.
PELES SECAS
Características: a pele é mais fina e por qualquer motivo descama. Certos cosméticos e variações de temperatura podem deixá-la mais sensível.
Como cuidar: Para recuperar a aparência e maciez da pele seca é recomendado fazer uma hidratação constante. A limpeza seguida de um hidratante específico devem fazer parte do ritual diário de cuidados. Semanalmente, as máscaras de limpeza e as esfoliações com gommage são recomendadas.
Limpeza: utilize produtos que limpem sem agredir a pele, como sabonetes líquidos e loções de limpeza. Os sabonetes em barra podem deixar a pele mais áspera e ressecada, portanto, é bom evitá-los.
Hidratação: Gel-cremes ou cremes de textura leve são os mais indicados. Não se esqueça do filtro solar.
Dica preciosa: as rugas podem aparecer antes do tempo devido ao ressecamento excessivo. Para hidratar a pele de dentro para fora use e abuse de alimentos que contenham vitamina E (como arroz integral, óleos vegetais e germe de trigo) e ácidos graxos (ômega 3 e 6).
PELES OLEOSAS
Características: os poros são dilatados e escuros, com tendência a acne. A pele apresenta constantemente um aspecto brilhante por causa da oleosidade excessiva.
Como cuidar: Para quem tem esse tipo de pele é fundamental limpar bem o rosto e utilizar produtos leves, que não tenham em sua fórmula óleo. A hidratação com os produtos específicos também ajuda a controlar a oleosidade da pele. Entre os cuidados especiais, é recomendado fazer esfoliação duas vezes por semana, com produtos à base de grânulos.
Limpeza: limpe a pele duas vezes ao dia com sabonetes em líquido ou em barra, como os glicerinados. Não lave muitas vezes o rosto porque isso aumenta a oleosidade.
Hidratação: use produtos em forma de gel ou gel-creme (oil-free) porque eles não contêm óleo em sua fórmula. Dê preferência, também, a hidratantes compostos por vitaminas A, C e E e extrato vegetais, como o Aloe Vera. Jamais utilize produtos cremosos e gordurosos que provocam mais oleosidade na pele.
» Dica preciosa: a vitamina A, presente em alimentos como a gema de ovo, mamão, alface e brócolis, ajuda a reequilibrar a pele. Os suplementos à base de zinco auxiliam no controle da oleosidade. Esses nutrientes são essenciais para quem têm peles com espinha e tendência à acne.
Cuidados para cada idade
A preocupação com a aparência e saúde da pele é essencial em todas as idades. Entretanto, deve-se ficar atento ao tratamento utilizado para não abusar de produtos fortes que a pele ainda não precisa. Ou então, em outros casos, deixar a pele sem os produtos adequados.
Saiba como tratar corretamente sua pele em cada fase de sua vida:
» Até os 25 anos
A pele é viçosa, tem uma melhor oxigenação e retém líquidos com mais facilidade. A elastina e colágeno, as fibras que sustentam a pele, também são produzidas na medida certa. É importante, nesta fase, já adotar o ritual limpeza+tonificação+hidratação diariamente e não esquecer do filtro solar em todos os momentos.
» De 25 a 35 anos As primeiras linhas de expressão em regiões como testa e ao redor dos olhos podem aparecer. Manchas e pintas da idade também costumam surgir. A pele fica mais flácida porque o colágeno e a elastina são produzidos mais lentamente. O ritual diário deve ser mantido com mais rigor e o dermatologista pode receitar cremes à base de ácido retinóico para aumentar a produção de colágeno e elastina.
» De 35 anos em diante Apresenta linhas de expressão,rugas e falta de luminosidade, conseqüências da gradual perda das defesas naturais. Tem pouca elasticidade, viço e grande tendência a ficar desnutrida e flácida, essas são características da pele Madura. A produção de colágeno e elastina tendem a diminuir mais e as rugas nas áreas mais sensíveis do rosto aparecem com mais freqüência. O dermatologista pode receitar o tratamento mais adequado à necessidade da pele, como peelings e preenchimento cutâneo.
Acima dos 40 anos, é preciso utilizar cremes que contenham efeito firmador para auxiliar o combate à flacidez, estimular as fibras de sustentação e combater as rugas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário