segunda-feira, 19 de julho de 2010

DICAS DE SAÚDE

MENU QUE PROLONGA A JUVENTUDE




"A medicina constata que certos alimentos previnem e até ajudam a curar doenças. Além disso, uma boa dieta pode atrasar o processo de envelhecimento em até 20 anos.

Há muito se sabe, por exemplo, que a gordura bloqueia as artérias e a carne vermelha em excesso é ruim para o coração - sem falar nos recém-condenados carboidratos, os mais novos vilões da obesidade.
Há pesquisas que verificam quais são os alimentos "bons para a saúde". Frutas, ver -

duras e legumes fazem parte dessa cesta....


Agora, especialistas começaram a descortinar uma terceira frente -... os alimentos funcionais. Eles vão além dos "saudáveis" , porque mais do que nutrir, fornecem ao organismo substâncias que auxiliam na prevenção e até no tratamento de doenças.

"A dieta saudável deixou de ser aquela que não faz mal à saúde" - diz o americano Walter Willett - uma das maiores autoridades no assunto. "Hoje, é a que previne doenças, e em alguns casos, ajuda a tratá-las."
O médico americano Michael Roizen - do centro de estudos do metabolismo humano vai mais longe. Ele defende a adoção de uma dieta específica, combinada a bons hábitos, ajuda a desacelerar o processo de envelhecimento. Mais do que isso pode rejuvenescer uma pessoa em até 20 anos.


SOJA, AZEITE, SUCO DE UVA, CHÁ VERDE E SARDINHA - são poderosos aliados na prevenção de males cardíacos.A longevidade de gregos e italianos era a dieta culinária rica em azeite e nozes - dois poderosos redutores do LDL (colesterol ruim).

FRUTAS E VERDURAS - Antioxidantes naturais, , combatem os radicais livres (subprodutos das células) e estão presentes em abundância em frutas (laranja, manga e maçã) - reduzem essas moléculas tóxicas que em excesso comprometem o funcionamento do organismo e aceleram o seu envelhecimento

VINHO - um pigmento encontrado na casca das uvas vermelhas, os flavonoides, tem dupla função na proteção do coração: aumenta a taxa do HDL (bom colesterol) e ajuda a prevenir o enrijecimento das artérias.

CHÁ VERDE - possui o - fitoquímico - ajuda a reduzir o risco de tumores malignos e combate a obesidade.
TOMATE - contém - licopeno - substância que auxilia na prevenção do câncer de próstata.



OS 10 ALIMENTOS PARA VIVER MAIS


AVEIA - ajuda a diminuir o colesterol ruim - LDL - (40grs diária)


ALHO - reduz a pressão arterial, protege o coração, diminui a taxa do colesterol ruim LDL, aumenta os níveis do colesterol bom HDL e previne tumores malignos.


AZEITE OLIVA - reduz o LDL (1 colher sopa) dia.


CASTANHA DO PARÁ - previne problemas cardíacos.




CHÁ VERDE - prevenção de tumores malignos, diminui as doenças do coração, previne pedras nos rins, auxilia no tratamento da obesidade (4 a 6 xícaras) dia.


MAÇÃ - previne tumores malignos, auxilia na redução das doenças cardíacas e pressão sanguinea. Evita doenças oculares como catarata (5 porções) dia.


PEIXES - são ricos em omega 3 (sardinha, bacalhau, atum, salmão); aliados na prevenção do infarto e derrames, reduzem dores de artrite, melhora a depressão, protege o cérebro contra o mal Alzheimer.


SOJA - diminui os incômodos da menopausa, porque contém isoflavona, previne o câncer de mama e do colon, diminui os níveis de colesterol, reduz o risco de doenças cardiovasculares.


TOMATE - auxilia na prevenção do câncer de próstata.


VINHO TINTO - aumenta o colesterol bom -HDL- evita o acúmulo de gordura nas artérias, previne doenças do coração.



Fonte: Revista Veja



ALIMENTOS FEMININOS



Além de nos proteger de várias doenças, estes alimentos contribuem para a firmeza dos músculos, o brilho do cabelo e o rejuvenescimento da pele. Ponha no prato o que há de melhor para a sua beleza e saúde.



ALIMENTOS PRINCÍPIOS ATIVOS BENEFÍCIOS E PREVENÇÃO PREFERIR

carne de vaca ferro anemia, unhas fracas, cabelos quebradiços alcatra,cupim

frutas cítricas ácido ascórbico, vitamina C colágeno acerola, limão, laranja

frutas vermelhas antioxidante, fitoestrógenos estabelecimento hormonal, prevenção do envelhecimento melancia, goiaba, morango, cereja

leite cálcio osteoporose -

cereais integrais complexo B prisão de ventre, período pré menstrual -

inhame diosgenina regeneração hormonal, alivia a TPM -

soja isoflavona câncer mama, útero e sintomas da menopausa -

peixes ácido graxo, ômega três osteoporose salmão, atum, bacalhau, sardinha

vegetais verdes escuros ácido fólico, boro depressão, osteoporose, formação do feto rúcula, couve, agrião, brócolis, espinafre



CONSIDERAÇÕES:



CARNE DE VACA - teor protéico - colabora para a firmeza dos músculos, evitando a flacidez. Rica em aminoácidos, lisina e a cisteína, responsável por manter mais

fortes e brilhantes os fios.


FRUTAS CÍTRICAS - são indispensáveis na formação do colágeno - que sustenta a pele.

facilita também a absorção do ferro no organismo.


FRUTAS VERMELHAS - o antioxidante - previne o envelhecimento precoce.

o fitoestrógenos - auxiliam a estabilização hormonal.

LEITE - a osteoporose - é o enfraquecimento dos ossos.

CEREAIS INTEGRAIS - o complexo B regula a oleosidade da pele e do cabelo.

IHNAME - a diosgenina - é semelhante à progesterona.
SOJA - rica em isoflavona similar ao hormônio feminino estrogênio.
PEIXES - provou-se que mulheres entre 45 e 74 anos que consumiram esses peixes com frequência- 26% de risco de desenvolver

câncer de mama.
VEGETAIS VERDE ESCURO - o Boro - contribui na prevenção da osteoporose.



Fonte: Revista Claudia

http://www.velhosamigos.com.br/Dicas/dicas61.html

Dicas de Saúde: Retarde o envelhecimento comendo uma Castanha por dia

CASTANHA - DO - PARÁ








Só uma castanha por dia, não mais do que isso, garante as doses de selênio de que seu corpo precisa para preservar cada célula, por para fora possíveis substâncias tóxicas e viver mais.


Cabe na palma da sua mão, e ainda sobra um espaço e tanto, a arma que vai superproteger as unidades microscópicas do seu organismo. Em segundos, ao mastigar uma única castanha-do-pará, você recarregará os níveis de um mineral extremamente importante para uma vida longa e saudável: o selênio.

A pequena oleaginosa repõe a quantidade do nutriente necessária para dar combate ao envelhecimento celular, causado pela formação natural daquelas incansáveis moléculas que danificam as células, os radicais livres.
Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, atesta que a ingestão diária de duas castanhas-do-pará recentemente rebatizadas castanhas do brasil, eleva em 65% o teor de selênio no sangue. Mas provavelmente os neozelandeses não usaram o legítimo produto brasileiro.

Ora, nós somos sortudos. É que as castanhas produzidas no Norte e no Nordeste do país são tão ricas em selênio que bastaria uma unidade para tirar o mesmo proveito. A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas por dia, diz a nutricionista Bárbara Rita Cardoso, pesquisadora do Laboratório de Minerais da Universidade de São Paulo. E com uma unidade da nossa castanha já é possível encontrar bem mais do que isso de 200 a 400 microgramas do bendito selênio. Aliás, o limite de consumo diário do mineral é de 400 microgramas, portanto, não vá com muita fome ao pote.
No caso de uma criança, meia castanha seria suficiente, afirma Silvia Cozzolino, presidenta da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.
E por que toda essa fama do selênio? Ele é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres, responde Christine Thomson, a pesquisadora neozelandesa que investigou as propriedades da castanha. O selênio se liga a algumas proteínas já existentes em nosso corpo para formar essas enzimas antioxidantes, descreve, completando, Bárbara Cardoso.
Na ausência dele, as tais enzimas ficam sem atividade e, então, deixam de combater os radicais e ainda desguarnecem as defesas do organismo. O mineral da castanha também teria um papel especial na proteção do cérebro. É que, com essa capacidade de acabar com a farra dos radicais livres, as células nervosas seriam preservadas, evitando o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade. Justamente por isso, a pesquisadora Bárbara Rita Cardoso começa a estudar os possíveis benefícios do selênio em portadores do mal de Alzheimer. A gente desconfia que nesses pacientes os radicais façam maiores estragos, diz ela.
A tireóide também funciona melhor na presença do selênio, acrescenta Christine Thomson. Isso porque, se não houver esse elemento, ela não consegue produzir direito seus célebres hormônios. O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que se alojam nas células.

Apesar de tudo isso, o badalado selênio deve ser apreciado com moderação. Quando os especialistas recomendam uma castanha diária, é para segui-lo à risca. Acredite: o conselho não é nem um pouco mesquinho. Esse consumo ideal e comedido é que faz todas essas enzimas que dependem do

nutriente trabalharem de forma adequada, diz Bárbara. Em excesso, o selênio não vai potencializar sua ação. E o pior: mais cedo ou mais tarde, o exagero rotineiro vai revelar o lado negro da substância. Sim, ele existe: a toxicidade. Ela acontece se a pessoa ingerir mais de 800 microgramas por dia, adverte Silvia Cozzolino. É que o selênio tem efeito cumulativo, emenda Christine Thomson.
Isso não significa que abusar das deliciosas castanhas em uma happy hour com amigos traga grandes ameaças. De vez em quando, dá até para superar a quantidade recomendada. O perigo é comer essas oleaginosas além da conta todo santo dia. Quem experimentar ataques sucessivos de gula poderá sentir dor de cabeça, ficar com as unhas fracas e ver seus cabelos caírem. Mas, quem come dez castanhas hoje não vai se empanturrar delas amanhã, usa a lógica a expert em nutrição Silvia Cozzolino.
No máximo, o preço desse pecado será um mau hálito parecido com o bafo de alho acredite! Não corre o mesmo risco quem comer, vez ou outra, algum prato que leve a castanha na receita até porque, seja doce ou salgado, dificilmente uma porção reunirá tantas unidades. E saiba: nem o fogão nem a geladeira conseguem detonar as reservas de selênio. No dia-a-dia, nada melhor do que a praticidade de botar na mochila, no bolso ou na bolsa a sua estrela solitária. É saúde na medida certa!
Para chegar à quantidade de selênio de uma castanha-do-pará (de 5 gramas), você teria que consumir, em média, o equivalente a...

3 filés de frango (100 gramas cada um)

16 pães franceses (50 gramas cada um)

100 copos de leite (200 mililitros por copo)

10 ostras (33 gramas cada uma)

3 latas de sardinha em conserva (130 gramas cada uma)
COMIDA ANTITÓXICA

Uma das principais benesses do selênio é a sua capacidade de desintoxicar o organismo. O mineral atua em mecanismos que favorecem a eliminação de metais pesados pelas fezes e pela urina, explica a nutricionista Bárbara Rita Cardoso. Esses metais nocivos, como o mercúrio e o arsênico, ficam impregnados no organismo quando, por exemplo, consumimos peixes de má procedência, que vieram de águas poluídas. E, daí, disparam inúmeros problemas em nossos tecidos, do envelhecimento ao câncer algo que é freado com o sistema de limpeza acionado pelo consumo da castanha.

SUPLEMENTAÇÃO, A POLÊMICA

A natureza oferece fontes de selênio, mas há quem prefira recorrer às cápsulas. Estudos recentes revelam que isso pode ser bobagem: o melhor seria buscar o mineral na comida mesmo. O selênio dos alimentos é mais bem absorvido pelo organismo, justifica o pesquisador Alexei Lobanov, do Departamento de Bioquímica da Universidade Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos. E, já que a

quantidade de que precisamos nem é lá tão alta, a suplementação deveria ficar restrita a casos especiais.

TERRA BOA, FRUTO RICO

A concentração de selênio em um alimento depende do solo em que é cultivado. De acordo com o engenheiro agrônomo José Urano de Carvalho, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a castanheira, nativa da floresta Amazônica brasileira, além de ter uma incrível habilidade para extrair o mineral, comparada a outras espécies, encontra na terra de lá uma enorme quantidade de selênio. Por isso seus frutos são campeões no elemento. As castanhas-do-pará são cultivadas pra valer na região Norte, especialmente no cinturão amazônico, mas o Brasil já não lidera o ranking de produção da oleaginosa. Hoje é a Bolívia que ocupa o primeiro lugar, revela Urano.



Autor: Diogo Sponchiato

http://www.velhosamigos.com.br/Dicas/dicas91.html